Cabanagem


A cabanagem foi uma revolta que aconteceu no norte brasileiro, no Grão-Pará, estado que continha os atuais: Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Rondônia.
 Os cabanos (índios e mestiços, na maioria) e a elite local (comerciantes e fazendeiros) se uniram contra o governo regencial tendo como objetivo principal a conquista da independência da província do Grão-Pará. 
Com inicio em 1835, os cabanos ocuparam a cidade de Belém e elegeram como presidente da província, o fazendeiro Félix Malcher. Ele fez acordos com o governo regencial, traindo o movimento. Os cabanos se revoltaram e mataram Malcher e colocaram em seu lugar o lavrador Francisco Pedro Vinagre, que foi sucedido por Eduardo Angelim.
Com o apoio de tropas de mercenários europeus, o governo central brasileiro usou toda a força para reprimir a revolta que ganhava cada vez mais força. Esse objetivo foi alcançado em 1840. Muitos cabanos foram presos ou mortos em combates. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas morreram durante os combates.
Mesmo com todo o ocorrido os cabanos não atingiram o objetivo de conquistar a independência da província.

Curiosidade:

           Em homenagem a revolta cabana, foi erguido na entrada de Belém, um monumento projetado por Oscar Niemeyer: o Memorial da Cabanagem.







               Texto feito por: Felipe Chavão Simonato


Fontes




Um comentário: