Revolta dos Malês

Malês eram negros de orientação religiosa islâmica, que reagiram à imposição do catolicismo que estava se espalhando pelo mundo e ficando cada vez mais forte, mantendo sua crença e sua cultura. Os malês, bastante instruídos, organizaram inúmeros motins, tendo como o mais conhecido a Revolta dos Malês. Esta ocorreu no ano de 1835, em Salvador, província da Bahia. Os principais personagens desta revolta foram negros islâmicos que exerciam atividades livres, mas apesar de suas atividades serem livres eles sofriam muita discriminação por serem negros, além de seguirem o islamismo, encontrando dificuldade para ascender socialmente. Entre os líderes dessa revolta estavam Manuel Calafate, Luis Sanim e Pacífico Licutã, que conseguiram armamentos, munição e elaboraram um plano de luta contra os senhores, para que pudessem ser soltos escravos e para conseguir conquistar a liberdade religiosa, além de querer também o confisco dos bens dos brancos e mulatos.
            Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835 os soldados das forças oficiais cercaram os revoltosos na região da Água dos Meninos, ocorrendo violentos combates. Ao tentar fugir da cidade, um grupo de mais de quinhentos malês foi barrado na vizinhança do Quartel de Cavalaria em Água de Meninos, onde ocorreram os combates decisivos, todos vencidos pelas forças policiais. No confronto morreram sete integrantes das tropas oficiais e setenta do lado dos revoltosos. Duzentos e oitenta e um, entre escravos e libertos, foram detidos no Forte do Mar e levados aos tribunais. Os líderes foram condenados a pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados, açoites e degredo (enviados para a África).
A Revolta dos Malês foi controlada com rapidez, mas acabou aumentando o medo de rebeliões de escravos em todas as províncias. O receio era de que os africanos conseguissem sua independência, como acontecera no Haiti naquela mesma época.O governo local, para evitar outras revoltas do tipo, decretou leis proibindo a circulação de africanos no período da noite bem como a prática de suas cerimônias religiosas.

Curiosidades:

- O termo “malê” é de origem africana e significa “muçulmano”.
- Uma das técnicas de luta usadas na Revolta dos Malês foi a capoeira.
- Entre os mortos e feridos da batalha, um livrinho escrito em árabe com trechos do Alcorão foi encontrado no pescoço de um malê baiano.



4 comentários: